quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Quando restrigir o leite?

Pergunta:
A primeira coisa que corta quando alguém tem cancer e outras doenças é o leite e seus derivados. O que acham disso?

Resposta:

por Karina Alves - nutricionista

O leite é um alimento muito nutritivo, rico em proteínas e principal fonte alimentar de cálcio. No entanto, devemos nos lembrar que, em relação à nossa alimentação, devemos fazer uso do bom senso, ou seja, consumir os alimentos em quantidade e qualidade equilibradas. Todo excesso pode ser prejudicial assim como a falta pode causar inúmeras doenças.


Em resposta à pergunta, em alguns casos o consumo do leite não é recomendado devido a circunstâncias especiais:

- Como o leite de vaca apresenta componentes em quantidade e qualidade diferenciadas das que são encontradas no leite humano, crianças na fase de lactação e também após a introdução de alimentos podem desenvolver quadros alérgicos. Assim, é necessária a suspensão temporária ou definitiva do leite na sua alimentação, até que os sinais e sintomas clínicos da doença sejam revertidos.

- Pacientes com câncer, principalmente em tratamento quimioterápico, apresentam como um sintoma colateral intensa diarréia. Durante a fase de tratamento, então, restringe-se o consumo de leite e derivados, pois o leite apresenta uma característica laxativa, o que pode agravar o quadro de diarréia.

- Existem pessoas que não podem consumir leite e derivados por apresentarem intolerância à lactose (açúcar do leite), devido à deficiência da enzima lactase que deveria estar presente no intestino. Essa enzima, em pessoas sadias, é responsável pela digestão da lactose. Para quem tem deficiência na produção dessa enzima, o consumo de leite gera gases, diarréia, distensão e desconforto abdominal.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Nutrição em Jogo

Atenção pessoal!

Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro estará ocorrendo na UnB a VIII Semana de Extensão - Semana Aberta da Universidade. O CASA irá realizar atividades para promoção da alimentação saudável nesse evento!

Diretores de escolas e professores, fiquem atentos, pois existem diversas atividades para levar seus alunos! Além de atividades para vcoês também!

Nos dias 30/09 e 02/10 o CASA estará no ICC sul realizando avaliação nutricional de quem se interessar e no dia 01/10 tem gincana de alimentação saudável. Participem!

http://portal.unb.br/administracao/decanatos/dex/semana/

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Um brinde à saúde!

por Ana Carolina Morais

O vinho sempre esteve presente de alguma forma na história do homem, não só como bebida, mas também como remédio para o corpo e a alma em importantes civilizações antigas, como os egípcios, gregos, romanos e hindus.

Diversos alimentos possuem compostos que trazem efeitos benéficos à saúde de quem os consome, e o vinho tinto é um deles. Muitos estudos foram feitos em todo o mundo e comprovaram que, quando tomado em quantidades moderadas, o vinho contribui favoravelmente com a nossa saúde, especialmente no que diz respeito às doenças cardiovasculares, que representam 30% de todas as causas de morte do mundo.

Quando consumidos durante as refeições, o vinho parece contribuir para o aumento do HDL (colesterol “bom) no sangue e conseqüentemente para a diminuição do LDL (colesterol “ruim”). O LDL tende a se depositar nas artérias, causando entupimentos e inflamações. Enquanto o HDL ajuda a remover aquele já depositado, reduzindo o risco de aterosclerose e infartos.

Qualquer bebida alcoólica consumida em grandes quantidades pode causar danos à saúde, o que não é diferente para o vinho. E é importante lembrar que os benefícios são trazidos apenas pelo vinho tinto, que possui compostos (chamados compostos fenólicos) a que são atribuídos as propriedades terapêuticas, e não por vinho branco ou álcool. Isto porque estas substâncias são encontradas na casca das uvas tintas.

Mas afinal, o que é um consumo moderado? O ideal é consumir não mais que duas doses por dia, acompanhando as refeições. E se consumido com saúde, o vinho pode ser também um ótimo estimulante do apetite!

Referências Bibliográficas:

- Penna NG, Hecktheur LHR. Vinho e Saúde: uma revisão . informa, v. 16, nº 1-2. Jan/Fev 2004.

- Giehe MR, Bosco SM , Laflor CM , Weber B. Eficácia dos flavonóides sa uva, vinho tinto e suco de uva tinto da prevenção no tratamento secundário da aterosclerose. Scientia medica, Porto Alegre. v. 17 , n3 , p. 145-155. Jul/Set 2007.

- Angelis RC. Novos conceitos em nutrição: reflexões a respeito do elo dieta e saúde. Arq gastoenterol. v 38 nº 4. Out? Dez 2001.