quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014


Volta às aulas: Como montar a lancheira das crianças?



Com o fim das férias escolares e início do ano letivo, muitas mães encontram dificuldades em adequar novamente a rotina dos seus filhos, inclusive sobre a alimentação das crianças e da família toda. Pela correria do dia a dia, veem-se forçadas a comprarem alimentos pouco saudáveis e industrializados para compor a lancheira dos filhos, apenas pela praticidade que estes oferecem. No entanto, é importante lembrar que a criança precisa de uma gama de nutrientes para garantir seu desenvolvimento e crescimento, quel é facilmente suprida por uma alimentação equilibrada e saudável.
 Para ajudar a solucionar tal problema, vamos apresentar aqui algumas sugestões de como compor melhor uma lancheira escolar. Porém, cabe lembrar que sem o incentivo da família para a manutenção de hábitos alimentares saudáveis, a criança pode não se sentir estimulada a comer tais alimentos. Por isso, todo mundo deve dar o exemplo e seguir bons hábitos também!


Uma primeira dica é combinar vários grupos de alimentos para que a refeição das crianças seja completa.
É necessário sempre mandar uma fruta no lanche, todos os dias sem exceção. Isso acaba criando na criança o habito de consumir este grupo alimentar. No começo coloque as que ela mais gostar, e aos poucos, inclua novas opções de acordo com a aceitação. E o mais importante, é cortar, picar e higienizar as frutas de modo adequado, para que fique fácil para a criança consumir. As frutas que usualmente as crianças mais gostam são abacaxi, melancia, uva sem caroço, banana (com casca para não escurecer), maçã e pêra.
Além disso, escolha um carboidrato, e de preferência, com uma proteína. Os melhores carboidratos são os integrais que contêm muitas fibras, como o pão ou biscoito integral. Este pão pode ser servido juntamente com peito de frango desfiado, atum, sardinha, peito de peru ou outra fonte proteica. É possível montar vários sanduíches, acrescentando requeijão, queijo minas, ovo cozido, alface, tomate, cenoura entre outros vegetais. O pão de queijo ou os bolos caseiros também são boas opções para as crianças. Prefira os que você faz em casa, pois os industrializados normalmente apresentam alto teor de gorduras e sódio. Evite biscoitos recheados e guloseimas, pois são muito calóricos e ricos em gorduras e açúcar.
Para beber ofereça um suco natural feito da fruta ou da polpa, e acrescente pouco ou nada de açúcar. Há frutas que quando estão bem maduras são muito doces e não necessitam de açúcar. Há opção do suco de uva integral (aqueles de garrafa) que pode ser diluído em água para deixar o gosto mais suave, sem precisar adoçar. Estes sucos são muito nutritivos, pois são feitos exclusivamente da fruta, não contendo aditivos como corantes e conservantes, os quais estão presentes em excesso em sucos de caixinha convencionais.
 Outra opção são os iogurtes de frutas, que as crianças adoram. Por outro lado, para este alimento, é necessário estar atento para que ele não fique mais de três horas fora da geladeira, o que poderia torna-lo inapropriado para seu consumo. O recomendado é que a lancheira seja térmica para conservar melhor os alimentos.


Por fim cabe ressaltar que hábitos alimentares são consolidados na infância, e por isso é importante estimular as crianças a consumir alimentos nutritivos agora para que mais tarde não venham a desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade, tão comuns nos dias atuais. O tempo utilizado para preparar um lanche mais saudável para seu filho pode trazer inúmeros benefícios para ele ao longo de toda sua vida.


Um comentário:

Thais Monte disse...

Adorei a dica!Realmente é muito importante cuidarmos da alimentação dos nossoa pequenos mas essa mudança deve ser feita também dentro de casa para toda a familia assim como dentro das escolas!Parabens pelo texto..espero que ajude muitas maes a transformar a hora do lanche em algo gostoso e saudável...