quarta-feira, 16 de abril de 2014

É pascoa! Mas você sabe o que está comprando?

           É tempo de festa, e depois de quarenta dias, é tempo de empanturrar os carrinhos de ovos de páscoa e felicidade, certo? Não é bem assim.
         Você já parou para pensar se o que você compra todos os anos durante a páscoa é realmente chocolate? Não? Tudo bem, não tem problema, pois o CASA vai esclarecer aqui.
        Bem, se observarmos os rótulos dos ovos de páscoa, podemos identificar que você compra mais açúcar que chocolate. Esta valiosa informação está no rótulo do produto. Ao olhar a lista de ingredientes, veremos que o açúcar é o primeiro item, ou seja, é ele que está presente em maior quantidade naquele produto.
           Em seguida observamos a presença da gordura vegetal, a manteiga de cacau, licor de cacau entre outros.
            Mas você sabe o que são estes ingredientes ?

        A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau, extraída durante o processo de fabricação do chocolate e cacau em pó. É formada em maior quantidade por ácidos graxos saturados. E sabemos bem que estas são as gorduras que devemos evitar.
         A gordura vegetal presente no chocolate é de palma, soja, girassol ou milho e estes, quando consumidos em excesso, são prejudiciais ao organismo, podendo prejudicar seu perfil lipídico no sangue.

         O licor de cacau apresenta-se em forma de líquido, é o primeiro subproduto do cacau e é obtido depois da moagem das sementes do cacau.
          Mas no chocolate existem coisas boas também! Exemplos disso são a teobromina e a cafeína, duas substâncias estimulantes, que auxiliam no fornecimento energia, melhoram o humor e atividade cerebral.
    O chocolate (principalmente o amargo) contém flavonóides denominados catequinas, com propriedades antioxidantes que são importantes no combate ao envelhecimento e fornecem ainda proteção cardiovascular.
        Enfim, nem tudo é só chocolate. Veja mais dicas no vídeo abaixo e faça a melhor escolha nesta Páscoa!





Nenhum comentário: