terça-feira, 15 de abril de 2014

Estamos em Páscoa! Vamos conhecer mais sobre ela?


 Pode ser Pascua, Pasko, Påsk, Easter... Incorporado a inúmeras línguas, o termo Páscoa é originado da palavra hebraica pessach e significa passagem. Nesse ano, será comemorada no dia 20 de abril e o CASA trouxe para você um breve histórico desse evento.

Pão ázimo ou matzá
De valor religioso e simbólico, a Páscoa é comemorada por diversas culturas e tem grande importância no judaísmo e no cristianismo.
A Páscoa Judaica também é chamada de Festa da Libertação por comemorar a fuga dos judeus que viviam como escravos no Egito, em 1280 a.C. Em Israel é o feriado mais longo e uma de suas características é o consumo de alimentos que não sejam fermentados, como o matzá ou pão ázimo, uma vez que durante a fuga não houve tempo para fermentação e o pão foi assado e consumido de tal forma.


No cristianismo, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Inicia-se na Quaresma e são os 40 dias que antecedem o Domingo de Páscoa e dia da Ressurreição. Período de reflexão e caridade, a Quaresma é conhecida também pela privação de coisas que dão prazer, como o jejum de alimentos ou momentos de entretenimento, como ouvir música. Essa privação normalmente é mantida pelos 40 dias ou na Sexta-feira Santa, sendo a abstinência de carne vermelha a mais conhecida. Esse ato bastante antigo significa um sacrifício e respeito devido à crucificação de Cristo, sendo então o peixe usado para substituir a carne e simboliza a vida e a fé. No domingo de Páscoa ocorre a grande festa celebrando a ressurreição de Cristo e a Páscoa termina, de fato, no dia de Pentecostes, que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

                                     E o coelho?!

Antes de se tornar um símbolo religioso, a Páscoa significava o fim do inverno e a chegada da primavera - a passagem (pessach) de um tempo de trevas para outro de luzes. Os símbolos da Páscoa vêm da Deusa da Primavera, Ostara, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, representando a fertilidade e chegada de uma nova vida. 

E continuaremos com novas postagens sobre a Páscoa!

Nenhum comentário: