quinta-feira, 19 de junho de 2014

Comida de festa junina, vilã ou mocinha?

Festas juninas são recheadas de comidas típicas, várias que representam a cultura alimentar brasileira. Hoje vamos falar um pouco sobre como fazer melhores escolhas nessa época do ano.


Muitos alimentos consumidos nessas ocasiões são à base de milho. O milho é um alimento saudável, fonte de carboidratos, fornecendo energia para o organismo, rico em fibra, que ajuda no funcionamento intestinal além de trazer maior saciedade. O milho também é fonte de Vitamina B1 que favorece o bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e muscular enquanto a vitamina E fortalece o sistema imunológico e previne o organismo contra os radicais livres (impedem o envelhecimento das células). Além disso, o milho é isento de glúten, uma proteína presente em alguns cereais que algumas pessoas possuem intolerância ou alergia. A melhor opção é o consumo do milho cozido, menos calórico, sem adição de manteiga. Outras opções nessa época são pamonha, canjica, bolos e pipoca. Se puder escolher, opte por pipocas sem manteiga. Pamonhas e canjicas são ricas em açúcar, então, consuma pequenas porções. Os bolos de milho também são produzidos com açúcar, mas em menor quantidade e podem ser uma boa opção.

Outro alimento muito encontrado em preparações juninas é o amendoim, que é uma oleaginosa rica em gorduras de boa qualidade, proteínas, zinco, vitaminas B1 e E. O cuidado é que por ser fonte de gordura, são calóricos e seu consumo também merece cautela. Se escolher comer uma canjica que já é rica em calorias, a melhor opção é comer sem amendoim. Escolha amendoim inteiro e torrado e se for como doce, escolha pequenas porções de pé de moleque ou paçoca.
Outra dica é fazer um lanche saudável antes de sair de casa, assim você não sentirá tanta fome durante as festas. Como são várias festas durante o mês, escolha muito bem o que vai comer em cada dia para não ultrapassar muito nas calorias diárias.

Nenhum comentário: