quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Férias saudáveis: Colocando em prática!


            As férias escolares continuam e junto a elas não podemos esquecer de manter uma alimentação equilibrada. Seguindo o tema de alimentação saudável nesse período, é importante considerar de forma prática como se comportar diante dessa rotina desregrada para alcançar o balanço entre férias e a alimentação adequada.

Como mencionado em postagens anteriores sobre esse tema, as férias são acompanhadas por refeições em horários diferentes do usual, assim como horários para diversão e de sono, com isso, o momento das refeições deve ser conciliado com essas atividades. Para aqueles que acordam mais tarde, é importante não pular o café-da-manhã. O almoço deve ser completo e equilibrado,com opções de alimentos crus, cozidos e assados/grelhados, evitando-se frituras na mesma refeição e no restante do dia. Para opção de doce, opte pelas frutas ou por preparações à base de frutas (não de açúcar!) como saladas, picolés e gelatinas, e evite as sobremesas que tenham leite ou outra fonte de cálcio logo após o almoço para não prejudicar a absorção de ferro.

           Apesar da tendência a comer mais nas férias, respeite os intervalos entre as refeições e o tamanho das porções, principalmente nas viagens, estadias em hotéis e visitas a clubes. Para o lanche, existe uma variedade de opções saudáveis que deixam qualquer salgadinho ou refrigerantes para trás. Prefira os bolos simples como de cenoura e laranja (sem recheio ou cobertura), os sucos da fruta ou de polpa, água de coco, sanduíches naturais, biscoitos integrais, vitaminas, barras de frutas ou de cereais... Mesmo fora de casa procure por essas opções e evite os comuns pastéis, croissants, coxinhas e bolinhos industrializados. Lembre-se de que o alimento saudável nutre e sacia, não apenas “enche a barriga”.


Por fim, muitas das dicas aqui fornecidas valem para o dia-a-dia mesmo fora das férias, afinal, hábitos saudáveis devem ser constantemente desenvolvidos seja qual for o período do ano ou momento da vida!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O desafio da Alimentação Saudável nas férias

Há quem diga que manter uma alimentação saudável e balanceada durante as férias seja algo muito desafiador. A falta de uma rotina com horários estabelecidos, seja para realizar as refeições, dormir ou até mesmo acordar, são fatores que geralmente refletem de forma negativa na alimentação do indivíduo.
 Além do mais, outras questões como a quantidade de festas de fim de ano que possuem tradicionalmente muita comida, viagens turísticas ou maior frequência de passeios destinados ao lazer são caracterizados como razões que, em geral, levam aos excessos no consumo de alimentos mais calóricos e pouco nutritivos.
No entanto, a boa notícia é que há diversas formas de fugir destas situações e buscar estabelecer hábitos melhores, evitando-se problemas de saúde posteriores e melhorando a qualidade de vida. Pensando nisso, listamos 5 passos que podem ajuda-lo nessa difícil, porém gratificante missão.   


        1)      Mesmo que seja tentador, evite os excessos. Especialmente em alimentos ricos em sódio, gordura ou açúcar. Afinal, sabemos que a moderação pode ser o segredo para se ter uma vida mais saudável. Para isso, esteja atento aos rótulos dos alimentos, focando na informação nutricional e na lista de ingredientes.



2)      Dê preferência por realizar suas refeições em casa. Se possível, desenvolva o hábito de cozinhar, pois ao preparar o alimento tem-se a oportunidade de controlar a quantidade e qualidade dos ingredientes, evitando-se excessos..


3)      Opte por incluir o consumo de frutas e hortaliças regionais e que estejam na safra. Estes são alimentos fundamentais para uma alimentação equilibrada, pois aportam inúmeros nutrientes e fibras que contribuirão para o funcionamento do seu corpo..

4)      Tome mais água. Seu corpo precisa de hidratação eficiente, afinal de contas, é verão! Porém, adote isto como hábito em todas as estações. Para isso, leve uma garrafinha de água com você para onde for; assim fica mais fácil lembrar desta tarefa.

5)      Opte por atividades de lazer que o permitam deixar de lado o sedentarismo. Caminhadas ao ar livre, corridas em parques ou até mesmo natação são ótimas opções.

Seguir práticas mais saudáveis durante o período de férias provavelmente será muito positivo na hora de ajuda-lo a voltar para rotina. Está de férias? Então aproveite para descansar, sem descuidar da alimentação!


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

De olho na alimentação das crianças durante as férias!




Depois de um ano muito cansativo, chegam as tão esperadas férias, o momento em que as pessoas usam para curtir e descansar um pouco mais. Porém, essa é justamente a época em que costumam extrapolar nas comidas consideradas não saudáveis, o que pode ter impacto no peso e no bem-estar.                 

Para as crianças, a rotina é alterada, modificando a hora tanto de ir dormir, como brincar e fazer suas refeições.  Muitas acabam abusando dos doces, refrigerantes e fast foods, e às vezes os pais não as proíbem por preferirem deixar elas aproveitarem as férias, achando que assim é a maneira mais divertida.

Não é recomendado tirar de uma vez esses alimentos do dia a dia da criança, até porque para aquelas que já tem o costume de consumi-los poderia ser muito difícil a mudança. O indicado é a mudança na alimentação seja gradual, e é importante que se conheçam os prejuízos que a ingestão exagerada destes alimentos pode trazer, como obesidade e alteração nos níveis de açúcar e gorduras no sangue.

As férias são uma ótima oportunidade para fazer uma reeducação alimentar com as crianças, até porque os pais tem mais tempo para isso do que teriam no período de trabalho. Para retirar a ideia de que somente salgadinhos, refrigerantes e doces são bons lanches nas férias e aumentar o interesse da criança por outros alimentos, o que pode ser feito é levar os filhos à cozinha, para que os mesmos ajudem no preparo de seus lanches e assim sintam mais vontade de consumi-los. Os pais podem fazer bolos mais saudáveis, sanduíches, vitaminas, entre outras preparações que serão melhores opções do que as mencionadas anteriormente.

É importante que sempre se ofereçam frutas durante o dia, entre as refeições principais. Para aquelas que não gostam, o recomendado é que se adicionem as frutas em vitaminas e sucos, para que as crianças possam começar a se habituar com o sabor de tais alimentos. Contudo, ainda é fundamental continuar oferecendo frutas em sua forma natural, para que a criança conheça os alimentos in natura, comece a gostar e escolher esses alimentos por vontade própria. Além disso, as frutas inteiras, preferencialmente com casca, possuem mais nutrientes e fibras do que as consumidas na forma de sucos.

A reeducação alimentar nas férias é muito benéfica pois é um momento em que os pais e os filhos tem mais tempo para estarem juntos, e a criança vai entendendo aos poucos a importância de uma alimentação mais saudável, e assim ela levará os costumes da alimentação nas férias para as voltas às aulas e assim por diante.

Confira a seguir uma receita de gelatina de morango, que pode ser feita com a ajuda das crianças e inclui fruta na sua preparação. Crianças costumam gostar de gelatinas, e fazendo desta maneira, a preparação fica mais rica em cálcio, devido ao iogurte, e também é mais recomendada pela presença da fruta. 

Gelatina de morango
1 copo americano (150 mL) de gelatina de morango
1 pote (170 g) de iogurte natural
7 morangos

Modo de preparo
Dissolver a gelatina conforme instruções da embalagem e separar uma quantidade equivalente à um copo americano. Deixar esfriar.
Lavar os morangos um por um e retirar os cabinhos.
Cortar os morangos em pedaços pequenos e colocar em uma tigela.
Misturar o iogurte à gelatina e colocar sobre os morangos na tigela. Levar para refrigerar até endurecer.

Sugestão: Essa preparação pode ser feita em forminhas individuais.
     Você também pode colocar uma folhinha de hortelã como um enfeite.