quarta-feira, 20 de maio de 2015

Novo Guia Alimentar para a População Brasileira

Em novembro de 2014, o Ministério da Saúde lançou o novo Guia Alimentar para a População Brasileira, uma importante ferramenta para ajudar a população a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. 
O novo Guia vem em substituição do Guia anterior, publicado no ano de 2006. Toda a sua produção apresenta base científica, mas foi construído em linguagem fácil e acessível, já que o seu foco  é a população em geral, de forma a estimular o desenvolvimento da autonomia alimentar.
1ª EDIÇÃO (2006)
2ª EDIÇÃO (2014)

 Com isso, o novo Guia traz uma série de recomendações, não só alimentares mas de hábitos de vida também, para a construção de um padrão alimentar saudável, promovendo saúde e bem-estar. Ele também apresenta explicações básicas sobre os grupos alimentares e como combiná-los para alcançar um equilíbrio nutricional, além de apresentar imagens que exemplificam as três refeições principais típicas do brasileiro (café da manhã, almoço e jantar), sempre valorizando a qualidade dos produtos ali inseridos.

Recomenda-se sua leitura para todos que buscam uma alimentação adequada e, consequentemente, maior qualidade de vida!

Seguem links imperdíveis:
  • Para baixar  o novo Guia, que está disponível gratuitamente para download, clique aqui!

  • Para ver um vídeo desenvolvido pela Agência Senado sobre os Dez Passos para Alimentação Saudável, sintetizando as recomendações presentes no novo Guia, clique aqui!
Você sabia que o novo Guia brasileiro teve uma vasta repercussão internacional, sendo considerado um dos melhores guias do mundo?! Confira a notícia de dois importantes jornais norte-americanos nos links a seguir (em inglês):


Nenhum comentário: