quarta-feira, 17 de junho de 2015

Retirar ou não o Glúten e a Lactose? Eis a questão

A adoção de dietas sem glúten e sem lactose tem sido algo muito comum atualmente. Vemos que a cada dia novos produtos isentos de glúten e lactose surgem no mercado, abarrotando as prateleiras dos supermercados de itens com esta característica. Mas afinal, o que é glúten? E o que é lactose? Será que você realmente precisa de uma alimentação com esses produtos?
O glúten é uma proteína encontrada naturalmente em alguns cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia, e consequentemente, em seus subprodutos. Existem algumas pessoas que não podem ingerir glúten em função de diversas condições. A doença celíaca é uma doença autoimune, e pode ser definida como uma intolerância permanente ao glúten e acomete de 1 a 2% da população. Outras pessoas possuem uma hipersensibilidade a esta proteína, podendo ser alergia ou intolerância, provocando danos à parede do intestino devido ao ataque das células de defesa do corpo. Com isso, a digestão normal é prejudicada e aparecem sintomas como diarreias, vômitos, perda de peso, anemia, fraqueza de unhas e cabelo, dentre outros. A dieta isenta de glúten exclui grande parte de alimentos ricos em carboidratos (como pães, massas, bolos, biscoitos, etc.), e por estes alimentos terem um alto valor energético, esta dieta pode levar ao emagrecimento. Mas este resultado não se dá devido à retirada do glúten em si, e sim pelo fato de ingerir menos calorias. É claro que se o indivíduo substituir essas preparações por outras isentas de glúten já disponíveis no mercado, pode não ingerir menos calorias e, consequentemente, não reduzir o peso corporal.
Já a lactose é um carboidrato presente em leites e derivados, que é digerida no nosso corpo por uma enzima chamada lactase. A intolerância à lactose é uma incapacidade do organismo em digerir este carboidrato, devido à deficiência (total ou parcial) da enzima lactase. Os principais sintomas de intolerância a lactose são diarreias, náuseas, vômitos, inchaço e dores abdominais. Não confunda intolerância à lactose e alergia ao leite, são doenças diferentes. A alergia ao leite acontece em uma parcela bem menor da população e está relacionada às proteínas presentes no leite e derivados.
Se você possui algum sintoma que possa indicar que você se enquadra em alguma destas duas situações, procure um profissional de saúde para que você faça exames que confirmem essa suspeita. Se a suspeita for confirmada, não perca tempo! Procure um nutricionista para orientar um plano alimentar adequado para a sua condição! Mas se você não tem problema algum com o glúten ou com a lactose, não há motivos para adotar dietas com essa restrição de alimentos.
Até agora não existem estudos conclusivos sobre algum dano que estes nutrientes possam causar às pessoas que não são celíacas nem intolerantes à lactose. Portanto, devemos ter cuidado com os ‘modismos nutricionais’, para não condenarmos o glúten e a lactose injustamente, como aconteceu com o ovo há algum tempo atrás. Preservamos então que uma alimentação saudável deve seguir as tradicionais leis que levam em consideração à quantidade, qualidade, harmonia e adequação dos alimentos da dieta de cada pessoa. 

Nenhum comentário: