sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Aprendendo sobre rotulagem: Lista de Ingredientes

           É comum chegar ao supermercado e diante de tantas opções diferentes não saber escolher, não é mesmo? Por isso, é essencial saber ler os rótulos, para ter certeza do que você está consumindo e assim fazer a escolha mais adequada!


Ao escolher um produto, é preciso consultar outros aspectos além do seu preço e prazo de validade. Uma informação muito importante dos rótulos é a Lista de Ingredientes, que, como o próprio nome diz, nos informa sobre os ingredientes presentes no produto.

A ordem em que esses ingredientes aparecem na lista nos diz quais estão presentes em maior e menor quantidade, pois eles devem aparecer listados em ordem DECRESCENTE, ou seja, o primeiro ingrediente nesta lista está presente em maior quantidade e o último, em menor quantidade. Por exemplo, num molho de tomate, você pode encontrar uma lista de ingredientes assim:

Ingredientes: tomate, açúcar, azeitona, sal, cebola, alho, azeite de oliva e salsinha.

Isso quer dizer que o ingrediente que aparece em maior quantidade nesse produto é o tomate. Lógico, né? Nem sempre! Essa informação pode ajudar muito na hora de fazer escolhas saudáveis. Veja a lista de ingredientes de um determinado biscoito que tem no mercado:

Ingredientes: Açúcar mascavo, Farinha de trigo integral, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, aveia em flocos, gordura de palma, fécula de mandioca, fibra alimentar (polidextrose), mel, sal com teor reduzido de sódio, agentes de crescimento (bicarbonato de amônio, pirofosfato ácido de sódio e bicarbonato de sódio), aromatizante, estabilizante éster de ácido tartárico diacetilado com mono e diglicerídeos e acidulante ácido cítrico.

No exemplo acima, temos dois problemas. Primeiro, tem mais açúcar que farinha num biscoito! Não era para ser assim, concorda? E isso acontece com muitos produtos à venda por aí, fique sempre de olho... É preciso também ter muito cuidado com os alimentos que se dizem integrais, mas o primeiro ingrediente não é integral, e sim refinado. A jornalista Francine Lima do canal do Youtube “Do campo à mesa” fez um vídeo explicando bem essa situação, vale a pena conferir!

O outro problema do biscoito que apresentamos é o tamanho da lista. Percebeu que o número de ingredientes é enorme e ainda tem vários itens complicados até para ler? Esse é um exemplo de um alimento ultraprocessado, o qual deve ser evitados na nossa alimentação! Para ter uma dieta saudável, a base da nossa alimentação devem ser os produtos in natura, ou seja, os que não sofrem alteração depois de deixar a natureza, e os minimamente processados, que passam por processamentos mínimos, como limpeza, e não são agregadas outras substâncias. Essas são as recomendações atuais apresentadas no Guia Alimentar para a População Brasileira.

E quando o produto não tem lista de ingredientes?! Neste caso, é um alimento com ingrediente único, e por isso não precisa apresentar no seu rótulo a lista de ingredientes. Alguns exemplos dessa situação são: açúcar, café, vinagre, entre outros.

E então? Vamos prestar mais atenção no que estamos escolhendo para colocar dentro do nosso corpo? Fica a dica!

Nenhum comentário: