sábado, 21 de novembro de 2015

Intestino: nosso segundo cérebro!

            Sabemos que o cérebro é o órgão responsável pelo controle de quase todas as atividades vitais, das emoções, fome, sono, sede, e além disso interpreta os sinais enviados pelo corpo. Mas e o intestino, por que seria o nosso "segundo" cérebro?


            O intestino é um órgão do trato gastrointestinal dividido em duas partes: delgado e grosso. O intestino delgado possui cerca de 5 metros, é responsável pela absorção de nutrientes como vitamina A, vitamina B12, ácido fólico, cálcio, zinco, glicose, lactose, aminoácidos, ácidos graxos, entre muitos outros. Já o intestino grosso possui entre 100 e 150 cm, onde há absorção final de água, vitamina K, eliminação de eletrólitos (sódio, cloro) e fibras, fermentação bacteriana, e formação das fezes.
            Milhões de bactérias vivem no nosso intestino e convivem de maneira equilibrada, auxiliam na formação das fezes, absorção de nutrientes, fermentação de alimentos, e fortalecimento da imunidade. Todas essas funções são conduzidas para prevenir o surgimento de doenças e manter o bem-estar.
            Quando nossos hábitos de vida são saudáveis, combinando uma atividade física regular com uma alimentação balanceada, variada, harmônica, com níveis reduzidos de estresse e sem vícios como uso abusivo de álcool e tabagismo, o intestino realiza suas funções corretamente e proporciona um estado de equilíbrio, que se reflete essencialmente numa boa saúde.
            Mas a pergunta permanece: por que o intestino seria o nosso segundo cérebro?  Existem células nervosas, semelhantes àquelas localizadas no cérebro que formam o sistema nervoso entérico e estão conectadas com os sentimentos de prazer, medo, angústia. O sistema entérico é constituído por uma rede complexa de estruturas e inervações do trato gastrointestinal, desde o esôfago ao ânus. Também, o intestino libera substâncias como a serotonina, o hormônio do bem-estar na presença de uma alimentação saudável, promove o peristaltismo, secreção de sucos digestivos, fortalece o sistema imunológico pelos micro-organismos, absorção de nutrientes. Assim ele também comanda várias atividades no organismo e o não desenvolvimento adequado traz prejuízos à saúde e ao bem-estar.

Nenhum comentário: