quarta-feira, 14 de outubro de 2015

APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS




A alimentação é um processo essencial para o ser humano, não é mesmo? O ato de comer não envolve somente nossas funções vitais, mas nossa cultura, nossos sentimentos e claro, nossa saúde.

Você, com certeza, já ouviu falar sobre alimentação saudável. Ter uma alimentação saudável significa principalmente possuir um padrão alimentar variado, com todos os grupos alimentares e sem excesso. Geralmente, com  refeições coloridas (não vale corantes artificiais viu?) nós conseguimos os nutrientes necessários  para atingir o equilíbrio do organismo.

Esses nutrientes podem estar em um lugar que nem imaginamos: NO LIXO. Isso mesmo,  desperdiçamos tantos alimentos que nem nos damos conta que ali podem estar fontes de ótimos nutrientes.

Você sabia que um terço a um quarto dos alimentos produzidos para o consumo humano é perdido ou desperdiçado? A Organização mundial das Nações Unidas alerta que o consumo humano é a parcela em que há mais desperdício, cerca de 28% do total. Os alimentos desperdiçados poderiam satisfazer as necessidades de mais de 50 milhões de pessoas que passam fome, e por isso podem (e devem) ser reaproveitados.

Todos nós podemos ajudar a diminuir esse desperdício. Existem várias práticas que nos auxiliam nesse processo. Veja algumas:



Uma das mais importantes e que abordaremos hoje é a chamada prática de Aproveitamento Integral de Alimentos. 





       O Aproveitamento Integral de Alimentos  é o ato de aproveitar tudo o que o alimento pode nos oferecer, isso inclui usar aquelas partes que não usamos, como as folhas, cascas, entrecascas, talos e sementes.


      Desse modo,  você pode aproveitar a quantidade de vitaminas, minerais, proteínas e outros nutrientes que estão concentrados nessas partes esquecidas e muitas vezes, até em maior quantidade do que nas partes mais utilizadas.  Isso mesmo, casca, sementes e talos podem ter até 40 vezes mais nutrientes.
            Além do mais,  gera economia e a mudança no seu cardápio e quem não quer aliar economia a saúde, não é verdade!?

            Então, agora que você conhece o Aproveitamento Integral de Alimentos, que tal colocar em prática? Aqui vão algumas receitas que são deliciosas!!






                   Fonte: Banco de alimentos





Quer saber mais? Visite: Mesa Brasil – SESC | Cozinha Brasil  | Banco de Alimentos