quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Dia Mundial da Alimentação 2016 - O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também!




      O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro com objetivo de refletir sobre a fome e a alimentação mundial. Surgiu em 1979 e foi escolhida como memória da criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.
      O cenário atual das mudanças climáticas dificulta, cada vez mais, a alimentação, e simultaneamente com o crescimento da população mundial, os desafios tendem a se multiplicar. Segundo a FAO, a produção mundial de alimentos terá que aumentar em 60% para atender a demanda estimada em mais de 9 bilhões de pessoas em 2050. Outro fator importante a considerar é a agricultura familiar, responsável pela produção da maior parte dos alimentos consumidos, os mais afetados pela elevação da temperatura. De acordo com essa  problemática acima, em 2016, a FAO definiu como tema "O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também".
       A cada ano uma temática é escolhida e são realizadas diversas atividades ao redor do mundo. Em 2016, a atividade proposta foi estimular a criatividade de crianças e adolescentes por meio de concurso de desenhos e vídeos e compartilha-las com outras pessoas.
      Neste dia, é possível refletir sobre a necessidade de uma produção alimentar sustentável, parcerias, problemática da fome, pobreza e desnutrição, cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, e outros. Pequenas ações poderão fazer nosso mundo melhor, sem desperdício, com qualidade de vida e consciência ambiental.

Nenhum comentário: