domingo, 30 de outubro de 2016

Você sabe o que é bisfenol A?



Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bisfenol A (BPA) ou 2,2-bis (4-hidroxifenil) propano é uma substância utilizada na produção de policarbonato e em vernizes epóxi. Este policarbonato é um polímero com alta transparência e resistências térmica e mecânica e, devido a estas características, é usado na fabricação de mamadeiras e copos infantis, em garrafas de água mineral, embalagens, utensílios, em vernizes de revestimentos de embalagens metálicas de alimentos.
A polêmica surgiu devido a alguns estudos em 2010 da OMS que realizou uma reunião com especialistas de vários países para discutir o assunto e a conclusão do relatório destacaram alguns pontos: 
  • · Em estudos de toxicidade sobre desenvolvimento e sobre reprodução, nos quais são avaliados os desfechos convencionais, somente apresentam problemas em doses elevadas;

  • ·  Poucos estudos mostraram associação de desfechos emergentes (desenvolvimento neurológico específico ao sexo, ansiedade, mudanças pré-neoplásicas nas glândulas mamárias e próstata de ratos) com doses mais baixas de BPA.

Segundo os especialistas, a incerteza em relação à validade e relevância das informações referentes a baixas doses de BPA seria prematuro afirmar que estas avaliações são suficientes para fornecer uma estimativa realista do risco à saúde humana. Mas há uma necessidade de estudos com o intuito de reduzir as incertezas.
Como precaução, determinado pela ANVISA no dia 1º de janeiro de 2012, por meio da Resolução RDC n. 41/2011, foi proibido a venda de mamadeiras ou outros utensílios para lactentes que contenham a substância BPA. Esta decisão foi baseada em estudos que apontam possíveis riscos decorrentes da exposição ao BPA que indicam que pode ser cancerígena, causar problemas hormonais e cardíacos, além do sistema em crianças de zero a 12 meses ser considerado imaturo para eliminação da substância, atende ao princípio da precaução.

Saiba como evitar a exposição (SBEM):
  •     Use mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free para os bebês.
  • O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido ou resfriado, portanto não esquente ou refrigere no micro-ondas alimentos e bebidas em embalagens de plástico.
  • Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas devido a resina epóxi do revestimento interno das latas que contém BPA.
  • Prefira vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos (copos, utensílios, pratos).
  • Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados. Evite lavá-los com detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louças.
  • Fique atento aos símbolos de reciclagem das embalagens plásticas. Evite aquelas que tenham os números 3 e 7, estes números indicam que pode conter o BPA na sua composição.


Nenhum comentário: