segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Leite fraco? Não, meu leite é forte!

Algumas crenças são comuns no contexto da amamentação e infelizmente são, em alguns casos, responsáveis pelo desencorajamento, entre as mães, do ato de amamentar. Dentre elas encontra-se a de que o leite de algumas mulheres é fraco.
Nesse momento é importante ressaltar que NÃO existe leite fraco! Todo e qualquer leite materno é forte e capaz de suprir as necessidades nutricionais do bebê e de promover crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Se o bebê chora, mesmo após ser amamentado, isso não é um indício concreto de que o leite não o saciou, afinal, o choro pode ser devido ao calor, frio, fraudas sujas, dor, etc. Mas há a possibilidade de que o tempo dedicado à amamentação do bebê não tenha sido suficiente para saciá-lo ou de que a pega da criança esteja inadequada. Outro aspecto considerável é a condição emocional da nutriz, visto que a descida do leite e, consequentemente, a saciedade do bebê, podem ser prejudicadas por ansiedade, estresse e baixa auto-confiança.
Além do choro, o ganho de peso insuficiente também contribui para a insegurança das nutrizes quanto à qualidade do leite materno. No entanto, como nenhum leite é fraco, faz-se necessário investigar a causa de tal situação. Nesse contexto, deve-se verificar se há oferta de chás, água, sucos antes dos sexto mês, pois estes podem prejudicar a sucção do bebê. Os prejuízos são acentuados com a utilização de mamadeiras e chupetas, as quais dificultam a correta pega da mama.

Então vamos reforçar: o leite materno é completo, traz inúmeros benefícios, e a lactante é capaz de nutrir o seu bebê da melhor forma! Apoiar a mãe durante a amamentação é fundamental. Vamos abandonar qualquer comentário que a deprima ou que gere dúvidas sobre a qualidade do seu leite! Reflita sobre isso e divulgue informações corretas!

Nenhum comentário: